Um dos lugares mais fascinantes do mundo completa, graciosamente na ativa, 396 anos neste mês e o É do Pará foi até o maior mercado a céu aberto da América Latina, presenciar sua rotina acelerada, sua vivência diária com milhares de pessoas passeando, comprando, trabalhando e comendo. Ouve-se muito por aí que no Ver-o-Peso tem de tudo, e tem mesmo, principalmente tenacidade e paixão.

Cartão postal, ponto turístico, mercado, feira, complexo, Veropa… o espetacular Ver-o-Peso tem muitos nomes, sua energia é inexplicável e talvez por toda a sua diversidade, história e ar cultural, ele é conhecido no mundo inteiro, com toda a sua grandiosidade em ser o coração de uma metrópole à beira de um grande rio.
O monumental mercado do Ver-o-Peso tem grande variação de paisagens e uma pluralidade extraordinária. Comida, cheiro, sonoridade e cores, muitas cores, tudo no mercado é bem característico, porém quem faz tudo funcionar por ali são as pessoas, os ‘veropeiros’ que falaram sobre convivência, felicidade e muito trabalho, seja de manhã, de tarde, de noite e até de madrugada. O Ver-o-Peso não para e a apresentadora Tainá Aires foi vivenciar essa experiência de pertinho.

Abastecendo na madrugada com mercadorias, não podemos nem dizer que o mercado acorda cedo, porque na verdade ele nem dorme. Durante a madrugada a movimentação é grande com barcos e mais barcos chegando com açaí e peixes. Essa é a rotina da feira do açaí e da pedra do peixe, localizada no grande complexo do Ver-o-Peso. Leia Mais.